ERROS COMUM NA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Durante meus 15 anos de experiência com o processo de metodologia do estudo para elaboração de projetos, artigo e trabalhos acadêmicos percebo que sempre são os mesmos erros dos alunos. Copiam os textos sem ao menos analisarem o que está no contexto e nem ao menos redefinem a escrita copiando igualmente os textos sem citar os atores, a participação do orientador é fundamental nesse processo e o que falta para os orientadores é guiar os alunos da forma correta.

É sempre comum o professor só dizer, “está errado, não é desse jeito, o tema não é assim, melhore seu objetivo, arrume a formatação”. Há sim! Ok! Porém o que está errado? É a falta de orientação, pois o professor deveria explicar o que está errado, informar o porquê está errado, em dizer “seu tema precisa seguir esse texto, ser assim” e ir mostrando aos alunos a pensar melhor.

Outro erro comum, os alunos dizem: “mais a metodologia é tudo parecida, por isso que copiei”. “Parecido não é igual”, você pode copiar qualquer texto, não importa qual, até da internet. Entretanto, você precisa dizer de onde e quem escreveu esse texto, o processo é simples, o problema é que os alunos começam a procurar os textos na internet e vão copiando e colando sem ao menos atentar de onde é a fonte.

A pressa faz com que ele não salve nos seus arquivos o site que pesquisou, por isso muitos são reprovados por plágios.

Vai aí dicas importantes na hora de montar um artigo e projeto:

  1. Antes de se ter o tema, tenha primeiro o problema. Depois disso transforme o problema na pergunta. Exemplo: Quantidade de animais abandonados na cidade Tal. O que acontece para se ter uma quantidade de animais grande na cidade Tal?
  2. Nesse momento você escolhe os objetivos, se você identifica o problema, você escolhe os objetivos que irão responder a esse problema. Utiliza-se de verbos como: Analisar, compreender, verificar, contextualizar, conceituar, entender, aplicar, conhecer, entre outros, montando assim seus objetivos. Exemplo:
    1. Geral: Compreender o motivo de se ter uma quantidade de animais abandonados na cidade Tal; – Percebe-se que nos objetivos envolve o problema levantado anteriormente.
    2. Específicos:
      • Identificar o processo que gera essa quantidade de abandono de animais na cidade Tal
      • Analisar a responsabilidade da cidade Tal e suas ações nesse processo
      • Contextualizar nos meios acadêmicos ações de melhoria desse processo; – Esses itens serão base para a fundamentação teórica a ser pesquisada.
    3. Para montar a fundamentação teórica você utiliza os objetivos para criar os tópicos. Exemplo: 1. Processos de abandono dos animais; 2. Responsabilidade Social do Estado; 2.1 Ações do Estado para abandono de animais; 3. Contextualizar o processo de abandono de animais;

Com esses três passos você desenvolve seu trabalho acadêmico de uma forma mais dinâmica e eficiente, não ficas perdido no processo.

Um comentário sobre “ERROS COMUM NA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Deixe um comentário