Será o fim do cartel de cartões? – SPC Brasil

{{desc}}

viaSerá o fim do cartel de cartões? – SPC Brasil.

Desde o último dia 01 de julho, os terminais de pagamento passaram a processar cartões de todas as bandeiras. A medida foi bem aceita por todos os estabelecimentos comerciais, pois possibilitará o aumenta da competição entre as atuais credenciadoras e abrirá o mercado para a entrada de novos players.

 Com a medida, os lojistas poderão optar por uma única máquina de POS para passar todos os cartões – débito ou crédito-, independentemente da bandeira adotada. Além disso, o custo com o aluguel das máquinas de POS e da taxa de desconto das credenciadoras diminuirão gradativamente.

 As credenciadoras já vinham se preparando para o fim da exclusividade. Em março, a Redecard anunciou que seus terminais passariam a aceitar os cartões com a bandeira Visa. A Cielo (ex-Visanet) também informou que já estava negociando para poder operar com várias bandeiras de cartões de crédito a partir de julho. Cielo e Redecard dividem mais de 90% do mercado de credenciamento de lojistas para cartões de crédito e de débito.

 Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), atualmente existem no país 5 milhões de máquinas alugadas de credenciadoras em 1,5 milhão de estabelecimentos comerciais. Imagine então uma loja com 6 caixas e 3 unidades como a Conibase, quantas máquinas éramos obrigados a ter em cada loja.

 O consumidor também deve ser beneficiado, pois os lojistas passarão a oferecer a opção de compra de cartão com maiores vantagens. Além disso, aumentará a possibilidade da criação de novas bandeiras de cartões nos mercados regionais oferecendo maiores facilidades, como a redução de juros e de anuidade.

 Ricardo Adachi diretor-executivo da Conibase . Engenheiro Mecânico com MBA pela Duke University. Diretor da Conibase, empresa de varejo no ramo de materiais de construção. Vice-presidente da Acomac SP (Associação dos comerciantes de Material de Construção). Acumula 15 anos de experiência profissional em empresas multinacionais de bens de consumo e consultorias de planejamento estratégico. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s