1907 – A Lambança da Tragédia

acidente.jpg

Na manhã desta quinta-feira, li um artigo interessante no site wikpedia, onde há uma página que descreve com bastante imparcialidade a tragédia ocorrida no dia 30 de setembro de 2006 com o avião da Gol. Como todos sabem, morreram somente na tragédia 159 pessoas, sem falar das famílias que foram dizimadas exatamente em seus seios de fraternos laços de misericórdia, pais, mães, filhos (…) quantos se perderam e quantos ainda se perderão, até porque, bem sabemos que a tragédia não envolve somente as vítimas diretas, mas centenas de outras que convivem emocionalmente com os traumas daquilo que eu chamo de ” A epopéia trágico aérea”.

No noticiário já não há informações acerca do desenrolar dos fatos, quem são os culpados? Os americanos ou seria os controladores de vôo? No que consiste aos culpados, as autoridades brasileiras estão à procura deles, mas no que se diz respeito às vitimas parece que nem sequer houve um fato. Existem casos de famílias inteiras, até uma criança de 2 anos foi vitimada.

Na verdade eles morreram duas vezes, uma no próprio acidente, e a outra ainda mais dolorosa no esquecimento dos nossos compatriotas. Não é difícil ver nas muitas matérias que são feitas dos casos que os pilotos americanos delisgaram o trasponder para voar melhor e mais rápido segundo como afirma a coluna que trata deste assunto no site wikpedia “A afirmação de que o Legacy voava nivelado a 37 mil pés seria importante para afastar as insinuações que surgiram na imprensa brasileira, bem como as acusações de alguns advogados americanos, de que os pilotos do Legacy desligaram o transponder intencionalmente para trafegar em uma altitude superior, diminuindo o tempo de viagem e o consumo de combustível, ou, o que seria ainda mais grave, para realizar manobras de teste com o avião novo, sem serem percebidos pelo controle de tráfego aéreo.”

Esperamos que a lambança da tragédia não caia no esquecimento das autoridades brasileiras, mas que também não seja dilacerada pelo sensacionalismo da mídia americana, ainda que, esta é totalmente parcial no que se refere às noticias do caso.

Artigo de Sandro Costa
Manaus, 15.06.2007

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s