Qual a diferença entre Alma e Espírito?

Todo ser humano inicia sua caminhada em pecado. A misericórdia de Deus vem e nos tira do pecado isso está em Col. 1:13.

1. Quando aceitamos Jesus como Senhor e salvador Ele nos liberta, deixamos de ser escravo do pecado, do mundo e da morte, nos transporta para o Reino DEle, para uma nova vida, um novo reino, instantaneamente ao receber Jesus isso chama salvação do Espírito (que é seu sopro de vida).

2. Salvação veio ao Espírito, mas meu corpo, minha mente, minhas memórias, permanece. A Alma precisa ser salva. Isso está em I Cor. 5:23. Minha alma precisa passar por um processo de transformação Tiago 1:21, já não é instantâneo. Salvação da Alma é o fruto do nosso esforço Isaías 53. Salvação da mente Filipenses 4 (Pensar nas coisas boas). Renovação do entendimento trazendo a salvação da minha alma através da palavra de Deus 2 Pedro 1:4.

3. Toda realidade tem Espírito, alma e corpo (I Pedro 1:9, Efésios 1, Col. 1)

Alma: è uma conexão entre o visível e o invisível (amor, memórias, modo de pensar, mode de percepção, e entre outras coisas) e tudo isso se manifesta na maneira de Pensar. As idéias se colocam dentro da Alma (Humanismo Secular, Ministros e ateísmo)

Espírito: Sopro da vida, e o Espírito têm três linguagens (Profecia, sonhos e visões) Isso está em Isaías 66:8-9, Êxodo 22:23, Hab. 2:3, Gênesis 15, Gênesis 37.

Lembre-se Jesus veio para buscar tudo o que se havia perdido:
1. Sua relação com Deus. (Adão tinha intimidade com Deus antes do pecado)
2. A relação entre o Homem e a Mulher (quando pecarão quebrarão a sua unidade)
3. O governo, educação e negócios.(O Homem tinha domínio sobre a terra, todo os dia Deus ensinava-os e Adão tinha negócios que foram perdidos).
Lucas 19:10-11
Lucas 10

Para você com carinho:

“Mas vós sois a geração eleita, o sarcedote real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” I Pedro 2:9.

Para que a Luz de Jesus resplandece em você e toda a sua família.

Carinhosamente
Michele

About these ads

5 comentários sobre “Qual a diferença entre Alma e Espírito?

  1. Caros Irmãos!

    Antes de mais agradeço a ajuda q proporcionam a todos aqueles q carecem da palavra de Deus. Estou grata por me esclarecerem a dúvida q eu acarretava a muito tempo e desde já desejo q a graça de DEus em vosso ministério seja plena e eterna.

    Melhores cumprimentos

    Anuarite Kassongo

  2. Queridos, não se deixem enganar. A própria bíblia responde explica a real diferença. Vamos lembrar de quando Deus fez Adão. Deus pegou do pó do solo para fazer Adão, certo? O que Deus fez logo em seguida?? Lembram? Deus soprou nas suas narinas o FÔLEGO DE VIDA. Certo? Esse fôlego de vida é essa energia que o corpo possui e precisa dela para viver. Assim como a lâmpada precisa de luz elétrica para iluminar, nosso corpo precisa de energia. A isso, a bíblia chama de sopro de vida, ou espírito.
    Continuemos a relembrar como Deus fez o homem: e Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e ele veio a SER uma ALMA VIVENTE. Notaram? O homem não veio a TER uma alma vivente, e sim a SER uma alma vivente. O que nos leva a conclusão certa de que todos nós SOMOS ALMAS. O que é alma então? Alma é um corpo criado por Deus com espírito, ou seja, corpo com energia de vida, uma pessoa viva!!! Antes, Adão era apenas um corpo, logo assim que recebeu de Deus o sopro da vida (espírito) ele passou a ser uma alma. Mas o que acontece com a alma quando perde sua energia? Morre! Mas talvez esteja se perguntando: Alma não morre, é imortal!!! Mais uma vez vamos recorrer à bíblia. Ela nos diz: “Toda ALMA que PECAR, ela que MORRERÁ”. A bíblia foi bem clara. A alma, ou pessoa viva, que pecar, morre. Ou seja, perde seu espírito “energia”. Mas você talvez ainda esteja em dúvida. Mas na verdade, até os animais são almas, a bíblia diz isso.
    Bom, espero ter esclarecido a dúvida. Caso queiram procurar estes textos na bíblia, leiam Gênesis!!!

  3. Achei lindo sua mensagem estude mais e dedique novas mensagens que o mundo perecisa delas…..um Abraço….

  4. Clara, me foi de grande valia este exclarecimento, pois esta noite estive questionando com minha filha a respeito de quem seria salvo; a alma ou o espirito e também a cerca dos animais se seriam 3 pessoas com nós. Mas contudo é maravilhoso saber que somos a imagem e semelhaça de Deus e que há esperaança. Que Deus continue lhe iluminando.

  5. Graça e Paz
    Em primeiro lugar, quero comentar o texto de Col 1:13 citado no texto acima. Paulo fala que “Ele, “O Senhor” nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seus amor, mas o veso 13 não tem um fim ele continua no verso 14, “em que temos a redenção pelo sangue, a saber, a remissão dos pecados…quando Paulo escreve isso, ele tem por entendido que na expiação de Cristo, fomos tanto liberto do poder das trevas como também nossos pecados foram perdoados, por causa do poder que no “Sangue remido do nosso Senhor”.
    Segundo, foi afirmado no texto acima que “quando aceitamos a Jesus deixamos de ser escravo do pecado, do mundo e da morte”… até aqui tudo bem, depois continua, afirmando que isso se chama salvação do Espírito. Na bíblia existem termos como alma, e espírito, mas em nenhuma parte dela e principalmente no Novo Testamento existe a expressão “salvação do espírito”. A expressão comum usada é salvação de alma, Paulo não usa muito este termo, ele usa o termo “carne, velho homem”. Todos estes termos são usados para descrever a salvação integral do homem Corpo, Alma e espírito.
    Devemos atentar também que na bíblia temos o Espírito com a letra maiúscula indicando que é o Espírito de Deus, o Espírito Santo e também espírito com Letra minúscula indicando que é o espírito do homem. Foi dito que a aceitação de Jesus resulta na salvação do Espírito. O Espírito santo não necessita de salvação, nós necessitamos, o Espírito ali deveria ser escrito com letra minúscula.
    Em terceiro lugar, foi dito que depois que nosso espírito é salvo devemos agora salvar nossa alma, e que isso estava escrito em 1 Co 5:23. Não existe 1 Co 5:23 o cap. 5 de Co vai até o verso 13. e Paulo de maneira nenhuma usa a expressão Salvar a alma. Paulo no cap 5 está pedindo aos Corintos que se afastassem dos que estavam praticando fornicação, prostituição, idolatria, e outras coisas que se acham nos verso 11. No texto de Tiago 1:21, Tiago esta nos advertindo sobre a pratica da Palavra de Deus. Quando recebemos e praticamos a Palavra de Deus nossa alma é salva. Todas as expressões alma, são uma figura de linguagem. Querem expressar a salvação do homem ou da mulher na sua totalidade.
    Quarto, Isaias 66:8-9 e Ex 22:23 não fala de profecia, sonho e nem visão. Hab, Deus pede para que somente fosse escrito em tabuas a visão para que todo pudessem ler. Em Gênesis 15 Deus faz a promessa a Abraão que ele teria um filho e Gênesis 37 fala do Sonho de José. Não podemos dizer esta à linguagem do espírito ou esta é a linguagem da alma, assim estamos desassociando o homem, sendo que DEUS o fez corpo, alma e espírito. Quando você ouvir as palavras profecia sonhos e visões, quer dizer as formas variadas que o nosso Deus fala conosco. Ele se revela quando estamos orando, quando lemos a Palavra, Ele se revelas através de palavra profética, através de visões e sonhos, mas sempre em conformidade com o que está escrito em sua Palavra.
    Em últimos lugar, quero aconselhar para que sempre tenhamos cuidado de não desmerecer o sacrifício do nosso Senhor. A Palavra de Deus é clara quando fala que “Deus amou o mundo de tal, que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jesus Cristo o Filho do Deus altíssimo, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores é poderoso para salvar o homem na sua totalidade. Na cruz do calvário Ele não fez pela metade salvando apenas o Espírito, e depois o homem deveria esforçasse para salvar a alma. Uma vez salvos passamos agora pelo processo da regeneração, somos a cada dia santificados pelo Espírito Santo que habita em nós conforme a promessa do nosso Deus. A nossa santificação ocorre pelo Espírito Santo e a través da oração e leitura da Palavra de Deus nós alimento o nosso espírito. É dessa forma que a bíblia ensina a cerca da salvação. Deus abençoe

    Em Cristo Jesus
    Pr Rodrigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s