Como elaborar um tema…

18 05 2007

mono.gif

 Diante de muitas dificuldades dos alunos estou lhe escrevendo para auxiliá-los para a construção do seu tema e sua delimitação de tema, tanto em projeto quanto em Monografia.

1º passo antes de tudo a primeira coisa é identificar um problema, porque o problema é que vai lhe auxiliar na elaboração do tema.
2 º procure assunto que você goste, pois assuntos que não é a sua praia fazem com que você não consiga nem achar um problema.
3º evite trabalhar assuntos muitos repetidos, use a criatividade, procure trabalhar com dois a três temas para delimitar um tema.

Exemplos…
Cursos de marketing ou administração em marketing
Temas mais que repetidos: “Nível de satisfação no atendimento da empresa X”
Procure marketing novos, novos segmentos para ele, como por exemplo, o Marketing Logístico, onde foi o tema da minha monografia, o marketing ambiental, tem o marketing hoteleiro, marketing visual (esse é novo).

E como podes trabalhar esses temas?
Vamos identificar possíveis temas. (Temas criados por mim, você pode trabalhar nesses temas com segurança).

1. O uso do marketing logístico como estratégia de conquistas de clientes na empresa X
Nesse tema você trabalha com: Marketing logístico, Estratégia.
Problema: O uso do marketing logístico pode influenciar na conquista de clientes da empresa X?
Hipótese ou suposição: Estaria à empresa se promovendo com o processo logístico atual, como estratégia de conquista de novos clientes.
Objetivo Geral: Analisar como é utilizado o marketing logístico como estratégia de conquista de clientes da empresa X.
Específicos: Identificar quais são as estratégias de conquista de clientes
Verificar como funciona o processo logístico da empresa.
Identificar se a empresa utiliza o marketing logístico

Fundamentação:
1. Conceito de Marketing
2. Marketing Logístico
3. Estratégia de marketing
4. Estratégia de conquista de clientes
5. Promoção de serviços
6. Satisfação de Clientes

2. O uso da identidade visual como estratégia de marketing da empresa X

Nesse tema você trabalha com: Identidade Visual, Marketing, Estratégia.
Problema: como a identidade visual da empresa X pode influenciar na estratégia de Marketing?
Hipótese ou suposição: Estaria à empresa utilizando sua identidade visual para trabalhar suas estratégias de marketing.
Objetivo Geral: Analisar como é utilizada a identidade visual e nas ações de estratégia de marketing da empresa X.
Específicos: Identificar quais são as estratégias de marketing da empresa
Verificar se a empresa possui uma identidade visual.

Fundamentação:
1. Conceito de Marketing
2. Estratégia de marketing
4. Identidade Visual
4.1. Tipos de identidade visual
5. Conceito de Marca
6. Comportamento do Consumidor

Isso é para você entender um pouco como você vai montando seu projeto, e consequentemente sua monografia, evite fazer um projeto de um tema e a mono de outro, você vai ter dois trabalhos. Você percebe que nesse exemplo de tema minha delimitação está muito ampla, você pensa na hora de aplicar esse tema dentro da empresa, com quantas pessoas terei que pesquisar, pensa no trabalho que terei.

Para delimitá-lo mais você identifica o setor, ou uma área mais específica do tema.

1. O uso do marketing logístico como estratégia de conquistas de clientes no setor de logística da empresa X
2. O uso do marketing logístico como estratégia de conquistas de clientes de vendas da empresa X
3. O uso do marketing logístico como estratégia de conquistas de clientes no setor de marketing da empresa X

E assim você vai montando seu trabalho, nunca deixe para última hora, procure saber sobre o que você gostaria, evite temas muito repetitivo, pois até a sua banca irá gostar de ouvir temas novos.

Utiliza dois a três temas para delimitar o tema, e tudo tem uma seqüência de entendimento, como o exemplo acima. Mesmo que você pague, ou pedi para alguém fazer sua mono, nunca entregue ao orientador sem ler, isso é fundamental.

Michele Buiati

Ações

Information

19 responses

8 02 2008
Domingos Jose

Gostei muito, visto que eu estava mesmo preocupado e espero que visitarei este link. Que eu receba mais detalhes acerca de pesquisa nomeu E-mail.

20 02 2008
Daniel

ler agora

5 03 2008
ANCHA SALVADOR

Boa tarde,Michele
gostei do blog e as dicas, da uma idia do que se tem que fazer.
Estou a escrever a minha monografia, mas estou com muita dificuldade em elaborar os objectivos, e hipoteses.
o meu tema aquisição, retenção e fidelização de clientes, nao sei se esta correcto queria uma opinião.

Ancha Salvador

18 03 2008
Karina

Michele, Boa tarde !

Estou iniciando a minha monografia, e estou com dificuldade em elaborar o meu tema, quero falar sobre shopping center, na verdade sobre uma empresa que administra e comercializa shopping em todo o Brasil, não sei por onde começar. O que fazer? Espero que posso me ajudar em alguma coisa.

17 04 2008
Patrícia Lais

gostaria de quem poder mem ajudar a elabora um tema. muito obrigada pela sua atenção

19 06 2008
julia casagrande

olá Michele, eu me formo esse ano 2008 aparir de agosto começo a elaborar minha monografia, e preciso da ajuda de vocês… faço comunicação social, habilitação Jornalismo, não tenho noção de tema, por issso aceito sugestões, nem sei por onde começar, mas quero algo no ramo da politica, coisa do tipo, estarei aguardando resposta e desde já muito obrigada!

28 10 2008
Aline

Michele, Boa tarde !

Estou iniciando a minha monografia, e estou com dificuldade em elaborar o meu tema, quero falar sobre politica, jornalismo, marketing Espero que posso me ajudar em alguma coisa.

6 11 2008
Antonia J. Pechoto

Alguém tem algum material de Logística, para terminar meu projeto para aprendizes?

8 11 2008
Nurian

Essa página foi minha tábua de salvação. Estava ficando desesperada com o projeto da minha mono. Marinheira de primeira viagem, estava tendo muita dificuldade em formular a problema.
Valeu, mesmo! Obrigada.

Um abraço

5 02 2009
Flávio Melo

Olá , este ano tenho que fazer minha monografia, trabalho com enpresa de móvies modulado/projetados, penso em relacionar a decisão de compra com o impacto que o visual das lojas exercem sobre os clientes.
Observando que há no momento um grande incremento das empresas nesse sentido.

Como devo fechar esse foco?

14 02 2009
Driely

Olá Michelli

Estou preparando minha monografia tenho ideia do que quero fazer mas não tenho noção de como começar.Quero abordar “estratégias de marketing”mas não sei em qual segmento em qual empresa….achei interessante o tema logistica…me de uma Luz…por onde começar???

Agradeço
Driely Ferreira

19 02 2009
luiz

vc poderia me passar temas sobre logística para meu trabalho de TCC? Obrigado!

12 04 2009
Daniel Vieira

Oi, poderia me ajudar à funilar o meu tema é sobre nivel de satisfação em uma empresa de transporte de passageiros.
Espero respostas obrigado

18 05 2009
shirley

Obrigada pelas dicas, gostei muito, facilitou minha pesquisa.

15 07 2010
Geaine Goncalves Carvalho Marques

Gostaria de saber mais sobre este tema Marketing Logistico, novos comentários e artigos.
Obrigada!

20 07 2010
michelebuiati

Bom dia,

dentro da página curriculum tem a minha monografia, lá você encontrará o assunto.

Michele Buiati

24 08 2010
Carol

Michele,

vou me formar por agora e tenho que achar um tema para a minha monografia. Tenho uma idéia do que quro fazer mas nao estou conseguindo achar um tema certo para fazer a minha proposta, que tenho que entregar nessa sexta. Necessito de ajuda!! :) Help……

24 08 2010
michelebuiati

Boa Noite,

Esterei lhe enviando informações.

Michele

2 11 2010
cleonice

Michele, muito boa a sua dica de escolha de tema. me ajudou bastante a responder uma questão sobre esse assunto num curso de formação continuada sobre elaboração de projetos. Obrigada!

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

